domingo, 27 de julho de 2014

Novas Orquideas

Como sabemos estamos passando por várias mudanças climáticas e os risco de extinções ficam mais eminentes, cuja flora paranaense foi praticamente dizimada, ficando alguns fragmentos, onde muitas delas ressurgem de brotações, como a a Fênix ressurge das cinzas, assim muitas florestas voltaram a crescer, mais desta vez frágil e sem o brilho de antes, com muitas de suas espécies mortas, muitos animais foragidos e muitos deles caçados.
Neste novo cenário, as vezes se acha orquídeas guerreiras, que consegue sobreviver, muitas delas pela "generosidade" dos homens em deixar-la segui.
Uma desta a bela e ameaçada Zygopelatum maxillare, encontrado num vivendo num xaxim


A vegetação seguinte se deve ao Parque Nacional da Ilha Grande, na cidade de Porto Rico, local banhada pelo rio Paraná, sendo local visitado por muitos turistas.

Esta espécie, é uma prova viva da sobrevivência, assim como o Zygopelatum, a Acianthera macuconensis é mais uma sobrevivente da ação devastadora do homem.


Infelizmente esta também é bastante rara e só vive em locais mais velhos ou em arvores antigas, a Acianthera saudesiana (foto abaixo), está em melhor situação, em vista das duas anteriores. Porem esta também vive em locais mais protegidos, mais está e maior numero.



 A Bromélia Ananas bracteatus, é outro achado importante, trata-se de um parente próximo do abacaxi comum (Ananas comosus), esta espécie tem um sabor mais ácido que o abacaxi comum e por ter menos interesse comercial, também está em risco de extinção. Além de ter seu habitat destruído, e ainda por apresentar uma polinização mais complexa, uma vez que a mesma necessita de plantas não parentais para ter uma polinização bem sucedida, ou seja, que não seja seu próprio clone, pois como acontece no abacaxi, as mudas do A.bractetus, as mudas formadas na planta podem ser dividas e com sucesso se tem novas plantas, mais para ela ser fecundada é importante ter outras plantas de mesma espécie, mais oriundas de sementes, e não somente dos clones. Além deste complexo sistema, tem ainda a germinação, que agora deve ser feitas por aninais, consome o abacaxi selvagem, levando suas sementes e ter ainda a sorte de germinar e ter sucesso com as adversidades do clima.
As ultimas fotos são de duas espécies de orquídeas terrestres, por mais estranho que seja, é sim uma orquídeas, a primeira é um Cyclopogon ellatus e a de  duas abaixo é um Cyclopogon longibracteatus.
Estas estão mais abundante,  a C.ellatus vegeta em matas primárias, onde tenha mais luz solar. Já a C.longibracteatus, necessita de boa umidade do  ar e de um solo rico em matéria orgânica.

1 comentário:

  1. moro em Querência do Norte e sempre passo em viagem por Nova Olímpia, e se possível gostaria de conhecer sua coleção e aprender um pouco mais já que estou começando a minha coleção.
    Wesley Santana Passo
    EMATER
    Querência do Norte.

    ResponderEliminar